CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

A DOUTRINA DE BALAÃO

A DOUTRINA DE BALAÃO

“entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem”. Ap 2.14

Leia também: Números 22 – 24; 31.16.

Balaão foi um profeta contratado para amaldiçoar o povo de Deus. Balaão era o tipo de profeta (ministro ou ministério) que visava o lucro.

Balaão estava tão cego em seus intentos que não conseguia ver o anjo de Deus e espancou sua mula. Isto não nos mostra apenas que é errado o maltrato aos animais, mas nos revela a cegueira espiritual de Balaão.

O profeta Balaão foi levado a quatro lugares diferentes para contemplar o povo de Deus e amaldiçoá-lo em todos os lugares que ele só conseguia abençoar. Não adianta mudar o ângulo de visão ou a perspectiva sobre as coisas de Deus para tentar encontrar outro caminho além daquele que Ele determinou. A perspecitva pode ser diferente, o ângulo de visão pode ser diferente, mas Deus é o mesmo.

Não tendo como amaldiçoar, Balaão aconselhou que fizessem com que o povo de Israel se misturasse com as moabitas, assim Israel iria pecar (mistura, adultério, fornicação e idolatria) e Deus seria contra eles. Este é o tipo de ministro que mesmo sabendo qual é a vontade de Deus procura meios, justificativas e subterfúgios para realizar a sua própria vontade. Além da doutrina de Balaão que lemos em Apocalipse 2.14, a Bíblia nos fala também do caminho e do erro de Balaão:

O CAMINHO DE BALAÃO (2ª Pedro 2.15)

“ os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça”

O caminho de Balaão foi o caminho da corrupção. Ele estava pronto a usar o dom de Deus para obter lucro. Balaão procurou mudar o plano de Deus para obter o lucro somente. Quantos têm vendido o dom (ministério) de Deus por pecados, dinheiro, posição ou cargo?

O ERRO DE BALAÃO (Judas 11)

“Ai deles! porque foram pelo caminho de Caim, e por amor do lucro se atiraram ao erro de Balaão, e pereceram na rebelião de Coré”

O erro de Balaão foi o de cair em corrupção e se tornar um ensinador do mau caminho como se fosse verdadeiro. É um falso mestre do ensino. Judas 12 “… pastores que se apascentam a si mesmos…”.

A doutrina de Balaão consiste no ensinamento do erro.

Balaão levou o povo de Israel a se unir com os Moabitas. O povo de Israel misturou-se, coisa que Deus não permitia (Levíticos 20.26) e por isto caiu em idolatria e adultério.

A Igreja de Pérgamo tinha o mesmo problema. Havia os que ensinavam esta doutrina. A doutrina de Balaão consistia, basicamente, em comer coisas sacrificadas aos ídolos, portanto participar destes cultos, e praticar a prostituição.

Para as igrejas primitivas como a de Pérgamo e Coríntios, afastar-se da idolatria era afastar-se do modo de vida social da época, uma vez que a sociedade vivia em torno da idolatria e havia muitas festas nos templos pagãos, isto fazia parte do entretenimento popular.

Devemos lembrar que 1ª Coríntios 10.20 nos ensina que por traz da idolatria está o culto aos demônios.

Nestas festas (cultos) havia muita comida, bebida e por fim adultério, no tempo de Paulo havia em Corinto mil prostitutas sagradas.

Por causa da doutrina de Balaão a imoralidade entrou na igreja de Pérgamo.

Será que hoje isto existe nas festas mundanas? A música dos ídolos populares, muita comida (nas festas), muita bebida alcólica e jovens se insinuando sexualmente uns aos outros.

A doutrina de Balaão ensina que não há nenhum problema em você participar e se misturar com isto.

São usados versículos como Mateus 5.14 para ensinar que você pode se misturar e andar em lugares de trevas para ser luz, todavia, esquece-se de textos como 2ª Co 6.14-18.

Como cristãos verdadeiros, devemos viver em meio a esta sociedade e sermos luz, mas nunca nos tornarmos parte das trevas.

Pr. Juvenal Baptista de Mattos Filho Pastor-Presidente da IADV

3 comentários:

toni disse...

Que possamos ter uma visão bereana, e que não nos deixemos em momento algum ser-mos enganados por adepitos de balaão que tem tentando disvirtuar as mentes fracas e raquiticas que querem um évangelio de facilidades sem dor e sem lultas como o povo de laodicéia que eram um povo infeliz,miseravel,pobre,cego e nu,que por tamanha fraqueza estavam a poto de ser vomitados por Deus.

Anônimo disse...

Olá caro colega pastor, paz do Senhor, gostei do comentário de Balaão ... contudo gostaria que visitasse o nosso site: www.admertola.org

Sou missionário em Portugal, enviado pela Igreja Assembleia de Deus em Vila Velha-ES, Pr Kemuel Sotero, pela graça de Deus Fundamos a Faculdade teológica naquele estado e hoje estamos a servir o Senhor Jesus na Europa. Trabalhamos com cruzadas de avivamento, fé e milagres. Fique bem e que Deus vos abençoe rica e abundantemente

Pr Walace dos Anjos

assembleiabelem disse...

Qual o erro novo CD da damares (diamante)

http://www.blog.assembleiabelem.br22.com/musica4.html

Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

Aproveite e Acesse nosso site

http://www.assembleiabelem.br22.com

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...