CURSOS E PRODUTOS - ONLINE

"OUVIR E OBEDECER"

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna; não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida". ( João 5:24)

No sentido neotestamentário, a fé não é mero assentimento intelectual a uma hipótese ou dogma. A salvação pela fé exige muito além de um simples assentimento intelectual. Isto se confirma com o texto de Tiago 2:19 que diz: "tu crês que há um só Deus? fazes bem; também os demônios o crêem, e estremecem"
No Novo Testamento a fé aparece intimamente associada com a audição. E o "ouvir", na linguagem bíblica, é quase que sinônimo de "obedecer". A teologia bíblica é a Teologia da Palavra. Deus profere Sua Palavra - o homem deve "ouvir" e "obedecer"! A fé é disseminada pela pregação da Palavra. Romanos 10:17 diz: "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus..." Neste texto, o "ouvir" adquire o sentido de "obedecer"; podemos parafrasear dizendo: "a fé vem pela obediência..". Quando lemos que "o justo viverá da sua fé", podemos entender que o justo viverá pela obediência à Palavra de Deus. A obediência alimenta a fé, embora esta preceda àquela. É o que lemos em Romanos 10:14: "como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?". Vemos então que, a fé aparece como resposta à Palavra pregada de Cristo. É a obediência ao chamado de Deus para a salvação. Cristo quis que as suas palavras fossem "ouvidas", isto é, "obedecidas": "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica ("obedece"), será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha"... (Mt 7:24) A desobediência é pecado. Pelo primeiro Adão veio a desobediência, isto é, o pecado. Pelo "segundo Adão", a saber, Jesus Cristo, veio a obediência, a salvação. Em Romanos 5:19 temos a afirmativa: "porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos". O supremo ato de obediência de Cristo foi a sua morte na cruz: "e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Fil 2:3). Para ouvir Deus é necessário dispor-se a obedecer. Só os que obedecem ouvem! É o caso de Abraão, Filipe e muitos outros. O Apóstolo Paulo assim orientou: "...e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;" (II Cor 10:5).

Se queremos ouvir Deus, disponhamo-nos a obedecê-Lo!

Um comentário:

Priscilla disse...

Que blog maravilhoso! Cheio de informações úteis e interessantes que nos fazem pensar sobre a vida cristã.
Papi, que Deus continue te abençoando...
Um grande abraço de sua filha...

Ministério Ad Adoração

Ministério Ad Adoração
Pr. Severino Ramo & Miss. Eliene Silva

Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro.

  Solicitação de Doação Mensal - Contrato da Aquisição do Terreno para Construção do Templo da AD Adoração Limoeiro. Prezados irmãos e amigo...

POSTAGEM RECENTES

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Links Importantes para Estudantes da Bíblia

Liberdade de Expressão

É importante esclarecer que este BLOG, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). Além disso, cabe salientar que a proteção legal de nosso trabalho também se constata na análise mais acurada do inciso VI, do mesmo artigo em comento, quando sentencia que "é inviolável a liberdade de consciência e de crença". Tendo sido explicitada, faz-se necessário, ainda, esclarecer que as menções, aferições, ou até mesmo as aparentes críticas que, porventura, se façam a respeito de doutrinas das mais diversas crenças, situam-se e estão adstritas tão somente ao campo da "argumentação", ou seja, são abordagens que se limitam puramente às questões teológicas e doutrinárias. Assim sendo, não há que se falar em difamação, crime contra a honra de quem quer que seja, ressaltando-se, inclusive, que tais discussões não estão voltadas para a pessoa, mas para idéias e doutrina

Bibliotecas Virtuais

Seguidores

Links Sugeridos

Links Sugeridos:

Índice Downloads

  • ÌNDICE DE DOWNLOADS
    Bíblias Eletrônicas: ÌNDICE DE DOWNLOADS
  • Confira aqui todos os softwares disponíveis para download...
    More ...